Total de visitas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Medo - Tristeza - Raiva e DEPRESSÃO

    Olá a todos.  Com o final do ano chegando resolvi terminar o assunto sobre as 5 emoções, pois todos passarão um tempo longe e para não dispersar o entendimento, finalizarei este assunto.

    Continuando... O medo pertence ao elemento ÁGUA, assim como o RIM é o órgão correspondente deste elemento. Vale ressaltar que todos os sentimentos possuem uma peculiaridade, e a do medo é pelo fato que pode ser dividido em duas partes. A primeira é o medo das crianças, normalmente criança tem medo de dormir sozinha, no entanto o fato "dormir sozinho" não leva nenhum risco a integridade física, mas na cabeça dessa criança há de fato um medo, então concluímos que este MEDO é do elemento água. A outra parte é o medo de coisas inofensivas, por exemplo barata. Ninguem nunca viu uma barata cortar a perna, ou atropelar alguem. Essa idéia fixa ou este MEDO é causado pela Terra (Baço/Pancreas).
    Quando o órgão (Rim) está em estado de vazio a pessoa pode apresentar o medo excessivo, apreensiva. Quando está em plenitude é possível observar uma pessoa autoritária, extravagante. O medo faz com que o Qi desça, resultando em pernas bambas, palidez, incontinência urinária e fecal.

    A TRISTEZA é responsável por uma desordem no elemento METAL (quando a causa é interna) que possui como órgão correspondente o PULMÃO. A tristeza faz com que haja uma diminuição de Qi causando astenia, fadiga, por isso que quando estamos tristes não temos força e/ou ânimo para realizar as tarefas do dia a dia.
    O pulmão quando entra em estado de vazio pode gerar uma tristeza, angústia, melancolia - e quando estiver em plenitude poderá levar o indivíduo a um estado de superexcitação, ansiedade.

    A RAIVA (IRA) é causada por um desordem no Fígado (elemento madeira). Esta desordem pode gerar tambem: impaciência, rancor. Este sentimento faz com que o Qi se eleva, gerando olhos vermelhos, cefaléias, vertigens, atos impensados. Por isso que é ruim guardar mágoas. Se essa energia aumenta, ela tem que sair para que possa voltar ao estado normal. Quando as pessoas que guardam os sentimentos, se expressam, seja na forma de choro, gritos, depois que passa o episódio se sentem mais leves. Claro que quando a pessoa tem um golpe de raiva tem que manter a consciência íntegra para que não faça nenhuma besteira.
    O Fígado em plenitude pode gerar a raiva, irrascibilidade. É muito difícil encontrar este órgão em deficiência, normalmente se fala que irá sofrer somente síndrome do tipo de plenitude.

    Bem, a depressão é um caso interessante dentro da Medicina Tradicional Chinesa, pois todos os órgãos podem gerar a depressão, por isso deixei para falar por último. Segundo o DSM-IV, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4ª edição, o seguintes sintomas da depressão são:


                   --> Perda de prazer e energia para realizar as atividades (Pulmão)
                   --> Dificuldade de concentração (Coração)
                   --> Irritabilidade (Fígado)
                   --> Idéias recorrentes de morte ou suicídios. Pensamentos de inutilidade ou culpa excessiva. (Baço)
                   --> Medo do ambiente (Rim)

    Para diagnosticar qual órgão está causando a depressão deve levar em conta qual desses critérios é mais recorrente. Caso tenha mais de um critério deverá ser verificado qual é a causa, pois a causa pode estar gerando o sintoma em outro órgão. Por exemplo uma desordem no baço, causando uma desordem no pulmão. Como vocês podem ver na figura acima, há um ciclo de geração, um de inibição e outro de contra inibição, então uma desordem energética, quando na fase aguda, afetará só um elemento. Com o passar do tempo começará a afetar os outros órgãos.


    Bem, desejo a todos um FELIZ ANO NOVO, cheio de prosperidade, amor, sucesso. Estarei por aqui até o dia 30/12, depois só retornarei no dia 17/01. Espero que tenham gostado do início deste blog. Ano que vem terá vários assuntos interessantes. Não esqueçam de marcar no final de cada post a opinião de vocês. Qualquer dúvida ou sugestão: maucirbiomed@gmail.com 


Até 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário