Total de visitas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sentimentos - Introdução - Alegria

    Primeiramente gostaria de agradecer a todos que visitaram o blog, no total foram quase 40 visitas em um único dia. Muito obrigado mesmo.
    Irei falar agora sobre os 5 sentimentos que são responsáveis por manter a homeostasia ou o funcionamento normal do nosso corpo. Vale ressaltar que esses sentimentos só são bons quando estão em harmonia. Por exemplo: quando há uma perda na família é normal a pessoa ficar triste, mas essa tristeza se torna patológica quando essa tristeza acompanha o indivíduo por mais de 5 anos. Ou então EU ganhei na mega sena (de preferência a da virada), é normal que o estado de euforia tome conta da minha pessoa, pórem esse estado de euforia não pode prolongar por muito tempo, pois esse mesmo sentimento pode levar a uma desarmonia interna que pode gerar alguma síndrome.
    O 1º sentimento a ser tratado aqui será a ALEGRIA. Este sentimento esta associado ao elemento fogo como tambem o coração está associado a este elemento. Por isso pode obsevar que quando estamos felizes há uma onde de calor ou a face fica avermelhada, normalmente o coração fica um pouco mais rápido. B. Auteroche relata que a alegria dissolve o Qi (energia do nosso corpo) e por causa disso o espírito não consegue concentrar. Por isso que a EUFORIA, que seria o estado máximo da alegria pode ser prejudicial, pois o indivíduo perde a concentração e fica mais sujeito a acidentes.
     A Medicina Tradicional Chinesa acredita que tudo é um ciclo. Então essa euforia pode ser causada por um excesso de energia no coração ou um fator externo causa a euforia e com a passar do tempo pode alterar as funções energéticas e funcionais do coração.
    O contrario tambem pode acontecer, quando há uma falta de energia neste mesmo orgão, o indivíduo poderá ficar mais choroso, hipersensível, vulnerável, pânico. Essas condições se forem causadas por algum fator externo podem levar o coração a um estado que chamamos de vazio ou uma baixa energia (Qi).
    Vejam que os sentimentos podem afetar o interior do nosso corpo como tambem podem ser uma manifestação de um desequilíbrio energético.
    Qualquer dúvida: maucirbiomed@gmail.com

Até a próxima.   Feliz Natal a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário