Total de visitas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Elemento METAL

Classificação dos 5 elementos na natureza:
ELEMENTO          DIREÇÃO          ESTAÇÃO          CLIMA           COR                 GOSTO
  METAL                    OESTE               OUTONO            SECO          BRANCO      APIMENTADO   


Classificação dos 5 elementos no corpo humano:
ELEMENTO        ÓRGÃO          VÍSCERA          TECIDO          EMOÇÃO          SOM
    METAL              PULMÃO      INT. GROSSO      PELE               TRISTEZA         CHORO      


    O elemento Metal representa o intercâmbio e a síntese da energia Qi. As funções das folhas de uma planta dão um bom exemplo dessa atividade, incorporando, como exercem esse processo de transpiração e fotossíntese – o intercâmbio de gases vitais e a transmutação da luz solar em energia nutritiva. Como elemento da troca dinâmica e da interação – e da extração da energia do ambiente – Metal está também relacionado com o conceito de limite. Ele é a “pele” física e metafórica através da qual nós acolhemos e liberamos. 
    Os principais órgãos do elemento Metal são os Pulmões. “Os Pulmões são a origem da respiração e a residência do espírito animal ou alma inferior. Os Pulmões influenciam os pêlos do corpo e tem efeito sobre a pele.” (O livro do imperador amarelo). Como órgãos centrais da respiração, os Pulmões são ditos como “governo” do Qi, inalando o “Qi puro” do ar e exalando o “Qi sujo” do metabolismo. Eles são responsáveis, além disso, pela síntese do Qi nutritivo e defensivo formado pela fusão do Qi do ar e dos alimentos. O papel do Qi nutritivo é sustentar e nutrir e é distribuído pelos Pulmões por todo os órgãos do corpo (via meridianos); o Qi defensivo é espalhado pela periferia do corpo para protegê-lo da invasão dos agentes patogênicos. Os Pulmões são cruciais, portanto, para assegurar a vitalidade do corpo e da mente.
    Os Pulmões dão residência à Alma Corpórea (Po). O Po é o aspecto corporal ou animal da alma humana e forma o físico, a contraparte mais yin do Hun. A Alma Corpórea é primariamente instintiva e sensorial por natureza e nos dá a capacidade para as sensações físicas e ao toque, bem como para o paladar, o olfato, visão e a audição. Ele também proporciona um sexto sentido como o dos animais que auxilia a realizar, num nível sutil, a função protetora do elemento Metal. Vivendo como ele faz no presente, a Alma Corpórea é afetada, em particular, por sentimentos de lástima, remorso e a persistente sensação de perda. Essas emoções, por sua vez, podem obstruir a ordenada função rítmica dos Pulmões de “tomar” e “soltar”, refletindo uma inabilidade psicológica para a aceitação e renúncia integral. A Alma Corpórea que está contraída pela persistente sensação de pesar pode resultar em fadiga crônica e dificuldades respiratórias. 

     Quanto ao aspecto psicológico, quando há o equilíbrio entre o Yin e Yang a pessoa permite o desenrolar do seu pesar, deixando com que o passado para trás, crescendo e aprendendo com cada momento da sua vida. O elemento METAL tipo YIN tem dificuldades em formar laços duradouros ou em estabelecer novos relacionamentos com medo de sofrer, normalmente é uma pessoa que vive no passado. O tipo YANG suprime ou se apega ao sofrimento. Tem prazer em falar sobre si e descarrega sua negatividade sobre os demais.
     As pessoas do tipo METAL apresentam os ombros largos e quadrados, a face é pálida e triangular, o corpo tem uma constituição forte e andar lento e deliberado. São meticulosos, racionais, independentes e determinados. Seu ponto forte é o pulmão e a sua voz deve ser forte. 
Exemplo do tipo METAL
        Os tipo METAL possuem uma fragilidade no Pulmão e Intestino Grosso, mas possuem uma grande capacidade de recuperação neste órgão e nesta víscera. Apresenta um porte encurvado. Magreza mais ou menos visível, pele branca, leitosa ou queimada fosca. Nariz forte e longo.
        A mão é longa, com os dedos maiores que a palma da mão. Quando a mão está fechada a mão apresenta um formato de ovo. Na palma da mão, os dedos são lisos e nas articulações interfalangeanas apresenta um elo tríplice. 
Mão do tipo METAL

     Na infância apresenta uma magreza, de cor pálida e sem apetite com faringites, bronquites ou de laringites, otites, traqueítes. Possui uma predisposição das seguintes doenças: coqueluche, asma permanente, eczema constitucional. Prisão de ventre e intolerância ao leite, frouxidão ligamentar, tendência a escoliose. A criança METAL é sábia, razoável, rabugenta e lenta. Deita cedo espontaneamente.
    Quando adulto é sujeito a fadiga, hipotonia e necessidade de muito sono. Lentidão nas idéias, falta de concentração. Psicologicamente é calmo, mais inclinado a reflexão do que a ira. O seu humor é a tristeza constante e pessimismo. Os adultos deste elemento são mais vulneráveis as doenças pulmonares e digestivo. Bronquites, laringites, sinusites, rinites crônicas, gripes, colite crônica, diarréia crônica e matinal na hora do Intestino Grosso (5 as 7). 
    Aprecia os condimentos picantes, leites e derivados.

Duvidas, sugestões ou críticas: maucirbiomed@gmail.com
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário